Caminho de Santiago de Bike

Fiz o Caminho Francês de Santiago de Compostela de bike em Setembro de 2019 e resolvi compartilhar minha experiência para encorajar as pessoas a fazerem esse CAMINHO MÁGICO.

Em 2018, 284 mil pessoas fizeram o Caminho e 33 mil optaram por bike.

Vieira Caminho de Samtiago

Espero ajudar no Caminho de vocês 😉

Buen Camino

“Um caminho que leva até os restos mortais do apóstolo São Tiago, enterrados num local da península ibérica onde certa noite um pastor havia visto uma estrela brilhante sobre um campo. Conta a lenda que não apenas São Tiago, mas a própria Virgem Maria, estiveram por ali logo após a morte de Cristo. O lugar ficou conhecido como Compostela – o campo da estrela.”

Porque escolhi fazer o Caminho?

Caminho de Santiago

Há muito tempo tinha vontade de fazer o Caminho, sou católica, mas não muito praticante. Imaginava que seria uma trip introspectiva, que ia me ajudar a refletir sobre a vida, desligar e reestartar. E o mais importante – trabalhar o controle da minha ansiedade, porque sempre fui ligada no 220v!

No dia 1º de janeiro de 2019, minha mãe me perguntou:
– Quais são seus planos para esse ano de 2019?
Passei um tempo pensando e descobri que não tinha nenhum e fiquei com aquilo na cabeça!

Em fevereiro, minha vida virou de ponta cabeça e esse papo que dizem que você não escolhe o Caminho e sim o Caminho escolhe você no meu caso foi real! No meio do caos eu vi que era a minha hora. Fazer algo para mim, me desafiar e buscar um equilíbrio!
Hoje vejo que foi uma excelente maneira de eu tirar a cabeça da realidade do momento e focar em um objetivo, no meu Caminho!

Vi alguns filmes sobre o Caminho que me deram a certeza de que era isso que eu queria – clique aqui para ver quais

Filme The Way – link

Esse Vídeo drone do Caminho me emocionou muito também

Porque escolhi de Bike?

Caminho de Santiago de Bike

Primeiro sou muito agitada para caminhar por 30 dias e não poderia me ausentar por tanto tempo.

E o fator determinante foi que tenho 2 próteses na coluna cervical (hérnias de disco) então, antes de tudo, eu precisava de um OK do médico! Fui em uma consulta, fiz uma ressonância e ele me apoiou, mas sugeriu que eu fizesse de bike e despachasse a bagagem para evitar uma sobrecarga. Pediu também para que eu não carregasse peso e levasse o meu travesseiro. Com esse direcionamento eu, que sempre pedalei só no dia a dia, optei por fazer o MEU Caminho PEDALANDO 😉

Encontrei nas minhas pesquisas esse blog da Caca Strina que fez de Bike em 2012, ela filmou tudo e vale muito a pena assistir os 5 capítulos!

Porque o Caminho Francês?

Existem vários Caminhos para chegar Santiago de Compostela, os principais são – o Caminho Francês, o Caminho Português, o Primitivo, Aragonês e o Caminho do Norteclique aqui para ver mais detalhes de cada caminho!

rotas caminho de santiago

Escolhi o francês porque já que era para fazer eu queria o original!

Sair da França e cruzar todo o Norte da Espanha PEDALANDO. O mais longo, o mais desafiador! E pelo o que eu pesquisei, o mais bonito também!

Agora vou ter que fazer os outros para comparar 😉

Caminho Francês Santiago de Compostela

A primeira coisa que vem à cabeça é, eu consigo?

É um pouco assustador pensar que vai ter que pedalar quase 900km. Dá medo, insegurança, mas entrei em grupos fechados do Facebook de Caminho de Santiago, vi muitas pessoas que encararam e fui perdendo o medo. Sempre pratiquei atividade física então, por mais que não seja expert em pedalar, tudo era uma questão de treino e adaptação.

A verdade é, não precisa ser um atleta para fazer um Caminho, você pode dividir o roteiro com a quilometragem que quiser, de 40km à 50km por dia dá para curtir as cidadezinhas maravilhosas, tirar uns dayoffs e assim fica mais viável, por mais que os números assustem.

Falo mais sobre isso no treinamento – link

No próximo post eu falo sobre o planejamento, roteiro e dicas 😉

Quer ver mais? Vai lá no insta @elas_mundo_afora que tem stories de cada dia desse Caminha Mágico