El Nido Filipinas

A paradisíaca El Nido, localizada na ilha Palawan é a mais frequentada hoje pelos viajantes nas Filipinas e realmente é linda de morrer!!!
E você precisa ir logo, o turismo está crescendo e já já vai virar uma Tailândia!

El Nido pertence ao arquipélago de Bacuit e compreende cerca de mil ilhas! As Filipinas têm pouco mais de 7.000 ilhas e só El Nido tem quase 1.000! É muita ilha linda para conhecer!

Palawan island Filipinas

El Nido é a ilha com mais construções que fiquei nas Filipinas, tem até prédios de 4 andares, mas a cidade é super simples! O centro tem lojas de souvenir, muitas opções de hospedagens, restaurantes, bares e agências de viagem! O dia a dia na ilha se resume aos tours de barco imperdíveis!

El Nido Filipinas

 Como chegar

Existe a opção de voar de Manila ou Cebu direto para o aeroporto de El Nido e a única cia aérea que faz isso é a Air Swift  . O voo é mais caro e não tem voos diários, então é preciso comprar com bastante antecedência.

Não tinha essa opção quando fechei a viagem então a opção foi voar para Puerto Princesa com Cebu Pacific Air que está há 230Km de El Nido. Aproveitei para visitar o Underground River, uma das 7 novas Maravilhas do mundo que amei e conto tudo nesse post!

De Sabang onde dormi, fechei uma van 850PHP direto com o Hotel para El Nido e os 250Km foram percorridos em 6hrs!!! Tive que trocar de van no meio da estrada e ela para toda hora para deixar ou pegar alguém, muito chata a viagem, mas deu tudo certo!

A van para há 1.5km do centro de El Nido, eu fui a pé mas rola ir de triciclo por 150PHP para o centro.

Quantos dias ficar em El Nido

São 4 tours, então indico 5 dias para poder conhecer tudo e 1 day off nas praias de El Nido para descansar. É importante day offs para caso o tour seja cancelado por condições climáticas.

Todo o meu roteiro, guia de viagem e dicas estão nesse post

Onde ficar

Eu me hospedei no fantástico Spin Designer Hostel El Nido  em quarto individual com banheiro e café da manhã! AMEI o lugar, o restaurante é bem gostoso para jantar mas para conseguir vaga é necessário fechar com antecedência, é super concorrido.

O hostel é incrível mas, tem festas todos os dias até a meia noite, se quer descansar depois de um dia inteiro de barco, esqueça se hospedar nele.

Spin Designer Hostel El Nido

Outro hostel que achei muito bacana foi o Frendz

Tem resorts também em praias privadas, mas achei muito casal e preferi ficar no centro de El Nido.

Se for alugar uma moto pode se hospedar em Las Cabanas que achei bem legal e está há 5km do centro de El Nido. Você fica pé na areia e com um belo por do sol todos os dias!

Como se locomover na ilha

As atrações quase todas de barco, em terra o que você mais vê são os 🛺 triciclos para 2 lugares + o motorista e as vans de passeios e transfer!

triciclo el nido

Para ir na praia de Nacpan você também pode alugar uma moto!
Mas, na verdade, se estiver no centro consegue fazer tudo a pé, e os tours geralmente incluem o transfer!

O que fazer

Os passeios se resumem aos tours A, B,C e D mas antes de contar de cada um, segue algumas informações importantes –

  • Leve dry bag e sapatilha de Neoprene.
  • Se tiver problemas com uso de snorkel do barco, compre um lá, é barato!
  • Nos barcos, não tem pé de pato, se quiser traga o seu ou compre no centro.
  • Agende os tours no dia que chegar ou feche pela internet antes– a Small e a Big Lagoon tem limite de pessoas, 900 por dia, e são pagas 200PHP! Precisa de confirmação com 2 dias de antecedência!
  • Os tours saem as 9 da manhã e não tem como sair antes porque a Guarda Costeira abre as 8:30. Em Coron você consegue sair antes!
  • Todos os barcos contam com 3 pessoas no staff – o guia que te acompanha em todas as paradas, o capitão e o cozinheiro.
  • O tour A e o C são os mais populares, nem por isso os mais bonitos! Eu amei o D, a Cadlao Lagoon foi o meu lugar preferido.

Tour Privado

Você pode pegar tours privados para fugir da muvuca, alternar as paradas e chegar antes dos outros barcos. Eu super indico, não cruzei o mundo para chegar nos lugares lotados. E os tours privados podem parar em lugares mais vazios.

Entrei em contato antes de ir com a El Nido Booking Travel and Tours, negociei inbox do insta deles os Tours A, B, C e D privados. Saiu 30.000PHP  que paguei via paypal do Brasil os 4 tours privados com entradas, almoço, água, snorkel e transfer. O ideal é juntar 5 pessoas para dividir esse valor. Mas no fim achei que paguei bem porque em El Nido estavam cobrando 10.500PHP cada tour privado.

Super indico eles, deu tudo certo e os barcos e os guias eram ótimos!

tour_el_nido

Os tours públicos custam em média 1300PHP, só o C é mais caro por ser mais distante!

DICA

Se eu tivesse que montar meu próprio Tour com os lugares mais incríveis que vi, seriam 2 dias com essas paradas: Papaya Beach (ao lado da 7 Commandos que só para tour privado) Small Lagoon, Pinagbuyutan Island, Cudugnon Cave, Entatula Island, Mantiloc Reef Garden, Cadlao Lagoon, Bukal Island, Snake Island e Secret Beach.

O embarque é em uma praia há 5min do centro de El Nido e é um pouco confuso, são muitos barcos, as vezes consegue ir andando para o seu barco, as vezes de caiaque, tudo depende da maré e de onde está o barco!

El Nido Pier Embaruqe tour privado

O almoço pode ser na praia ou no barco e todos os dias teve a mesma coisa – porco, frango, marisco, siri, camarão e peixe com molho shoyu, arroz, berinjela, salada de  pepino e tomate e frutas!

almoço tour El Nido

Agora vamos ao que realmente interessa –

Tour A

7 commandos – é a primeira do tour, há 5 min do pier que embarcamos! LINDA, melhores fotos!

A praia é cheia e como estava em tour privado conseguimos parar na praia mais vazia e encantadora ao lado Papaya Beach.

Papaya Beach El Nido

Small Lagoon – é realmente incrível, os barcos ficam fora e você entra por uma fenda na pedra de caiaque que você aluga na hora – custa 500PHP para 2 pessoas.

Small Lagoon El Nido

Small Lagoon El Nido

Anbech Lagoon – excelente para snorkel, mas cuidado vi muitas águas vivas,  aliás em toda El Nido. Não são todas que queimam mas é bom ficar esperto e sempre olhar a linha d´água quando estiver na água!

Anbech Lagoon El Nido

Anbech Lagoon El Nido

Secret Lagoon–  que de secreta só tem o nome rsrsrs!!  Você fica na fila para passar por uma fenda na pedra do lado esquerdo da praia e lá dentro a água é turva, deu até um nojinho confesso.

Secret Lagoon El Nido

Secret Lagoon El Nido

Shimizu Island – tem esse nome em homenagem a 2 japoneses que morreram mergulhando lá. Estava muito cheia, todos os barcos param lá para almoçar! Por isso paramos longe e estava ventando muito, dá uma olhada na foto abaixo, a praia começava do  lado esquerdo, não conseguir chegar, fiz só snorkel e os corais eram muito coloridos!

Shimizu Island El Nido

Shimizu Island El Nido

Tour B

Esse tour é bem mais vazio e eu adorei os lugares mesmo sem sol!

Entatula Island – linda, o canto esquerdo é um resort privado e não pode entrar mas a praia é linda!

Entatula Island El Nido

Secret point para snorkel – lindo mas vi poucos peixes. Além das águas vivas, tome cuidado com esse lindo coral de fogo, queima mais que a jellyfish !!

El Nido Snorkel

Coral Fogo El Nido

Snake Island – tem esse nome porque na maré baixa forma uma faixa de areia, uma cobrinha, que une as 2 ilhas! Tem um mirante para você ver essa junção e você pode caminhar até o outro lado e tem um bar, leve dim dim para uma cerveja 100PHP – linda mesmo sem sol!

Snake Island El Nido

Snake Island El Nido

Cudugnon Cave – Do lado direito tem uma prainha muito gostosa e um bar com mesas que se você pagar 200PHP pode almoçar lá ao invés de no barco!

Cudugnon Cave El Nido

A entrada da caverna é do lado esquerdo, você entra por um buraco na pedra que o, cuidadoso guia , cobriu com coletes salva vidas e  dentro me surpreendeu! Muito diferente por isso entrou na minha lista de top 10!

Cudugnon Cave El Nido

Cudugnon Cave El Nido

Pinagbuyutan Island – a minha preferida do dia, imperdível! Tem bastante areia e pouquíssima gente!

Pinagbuyutan Island El Nido

Pinagbuyutan Island El Nido

Cathedral Cave – estava ventando muito então o capitão avisou que não dava para ir 🙁

Tour C

É o mais concorrido, então espere lugares mais cheios! É também o único que pega mar aberto, então se tem problema com enjoo tome um Vonau e escolha o dia de mar mais calmo e menos vento para fazer!

Big Lagoon – é maravilhosa e super concorrida! Igual a Small Lagoon, os barcos ficam fora e você aluga um caique e entra! Caiaque duplo 500PHP.

Na entrada você passa por um trecho que na maré baixa melhor empurrar o caiaque para não encalhar como eu rsrsrs

Big Lagoon El Nido

Big Lagoon El Nido

Secret beach – em forma de coração, entrada por uma fenda na pedra! Linda!!!

Secret Beach El Nido

Secret Beach El Nido

Dá para subir em uma pedra e ter essa vista!

Secret Beach El Nido

Mantiloc Shrine – praia pequena com pier, um templo e um mirante! Precisa pagar 100PHP por pessoa para entrar!

Mantiloc Shrine El Nido

Mantiloc Shrine El Nido

Mantiloc Shrine El Nido

Mantiloc Coral Garden – snorkel- o lugar mais incrível que fiz snorkel, é um paredão cheio de peixes e corais. Os vídeos estão no insta @elas_mundo_afora impossível reproduzir por fotos!

Matinloc Coral Garden El Nido

Helicopter Island – eu não consigo ver esse helicóptero mas tudo bem, a praia é linda, tem algumas mansões particulares e do lado esquerdo um ponto para snorkel.

Helicopter Island El Nido

Helicopter Island El Nido

Hidden beach – estava ventando muito e as ondas estavam grandes e como ela fica em mar aberto, não rolou 🙁

Tour D

É o mais próximo do centro. É uma praia do lado da outra e tem a Cadlao Lagoon que é simplesmente espetacular !

Cadlao Lagoon – maravilhosa e bem mais vazia que a Small e Big Lagoon- foi o lugar que eu mais amei em El Nido!

Mesmo esquema das outras lagoas – entra de caiaque e para alugar é mais barato – caiaque duplo – 400PHP.

Cadlao Lagoon El Nido

Cadlao Lagoon El Nido

Tem um mirante que vale a pena subir, as pedras são pontiagudas, vá com o guia e tome muito cuidado. Mas o visual compensa o perrengue-

Cadlao Lagoon El Nido

Ipil Beach – prainha do lado da Cadlao, pequenininha, encantadora!

Ipil Beach El Nido

Ipil Beach El Nido

Pasandigan beach – praia linda daquelas para você passar dias relaxando na sombra! E para ajudar tem um bar!

Pasandigan beach El Nido

Nessa foto você vê bem que é uma praia do lado da outra no tour D.

Pasandigan Beach El Nido

Paradise Beach– pequena, linda e vazia! Tem uma construção abandonada e é vizinha a Pasandigan Beach.

Paradise Beach El Nido

Paradise Beach El Nido

Bukal Island – ilha pequenininha rochosa com uma prainha maravilhosa, só tinha o nosso barco, imperdível essa ilha! Tem gente que vem remando do centro de El Nido, eu achei longe mas depende da disposição e do seu preparo físico!

Bukal Island El Nido

Bukal Island El Nido

Atrações sem barco

Nacpan Beach

É uma praia grande, sem corais, mais parecida com as praias brasileiras e mar mais agitado com correnteza!

Se andar até o canto esquerdo vai ver que tem outra praia atrás, espelhada, com mar calminho mas mais suja e com uma comunidade local.

Tem infra estrutura, hotéis e restaurantes! Foi o único lugar nas Filipinas que vi cadeira e guarda sol para alugar.

Custa 50PHP por pessoa para entrar.

Para chegar é fácil – 40min de El Nido em uma estrada boa com poucos trechos de terra. Eu fui de triciclo 1400PHP ida e volta e o motorista te espera lá. Se for de moto, salve a rota off line porque não tem internet.

Nacpan Beach El Nido

Por do Sol

Las Cabanas Beach –  a 5Km do centro de El Nido – Las Cabanas Beach Resort, canto esquerdo da praia, lindo demais!!

Tem uma tirolesa de 700m até uma ilha – zipline- não fui porque estava sem a GoPro custa – 500 PHP sentado e 700PHP superman. Deve ser divertido, fiquei morrendo de vontade!

Las Cabanas Beach El Nido

Las Cabanas Beach El Nido

Onde comer

Altrove – italiano com massas e pizza no centrinho. Chegue cedo porque depois das 19hrs já tem fila.

Vida Noturna

El Nido é agitado, tem vários bares com música ao vivo e a balada ferve! Saí só um dia e fui em bar de reggae bem divertido o Pukka Bar.

Pukka Bar El Nido

No próximo post estou em Coron!

Quer ver mais? No insta @elas_mundo_afora tem muitos stories e vídeos desse lugar sensacional.