Cadlao Lagoon El Nido Filipinas

Guia de viagem com tudo o que você precisa saber para viajar por esse país fascinante – As Filipinas!

Localizado no Sudeste Asiático, o arquipélago das Filipinas é formado por 7 mil ilhas — as 11 maiores representam cerca de 90% da área total do país. Com 103 milhões de habitantes, sua capital Manila, é uma das cidades com maior densidade demográficas do mundo, 46 mil pessoas por km², é quase 6 vezes maior que a de São Paulo (SP).

A beleza do país é completa – cachoeiras, cavernas, vida marinha, praias, lagoas de água doce cristalina, um espetáculo da natureza!!!

Um resumo da História

Descoberta em 1521 em uma expedição espanhola de volta ao mundo chefiada por Fernão de Magalhães. Pregou o catolicismo na Ilha de Cebu, mas ao tentar expandir acabou morto em batalha.

Em 1943, os espanhóis voltaram e nomearam o lugar como Las Islas Filipinas, em homenagem ao Rei Filipe II.

Já no final do século XIX, os Estados Unidos, que já estavam em guerra com a Espanha por outros territórios (Cuba e Porto Rico), apoiaram a independência das Filipinas, mas, em seguida entraram em guerra com os filipinos e tomaram o país que voltou a ser uma colônia. A partir daí a língua inglesa passou a ser o idioma oficial, centros protestantes também surgiram, mas o catolicismo prevaleceu.

Em 1942, durante a 2ª Guerra, as Filipinas foram para o domínio japonês, mas durou pouco, apenas 3 anos. Em 1945 os incansáveis americanos tomaram de volta, mas em 1 ano, avaliaram que não era lucrativo manter a colônia e declararam a independência das Filipinas.

Hoje as Filipinas estão em 25ª lugar no PIB mundial e tem como principal atividade econômica a industrialização de alimentos, agricultura e turismo.

As Filipinas e o Turismo

As Filipinas ainda não têm uma boa infra estrutura, as cidades são super simples, não possui saneamento básico, não oferecem uma grande oferta de hospedagens, alimentação e transporte!

As praias em sua maioria não têm banheiro, nem ducha, é roots! Ainda é um turismo para aventureiros, se você quer luxo, precisa se hospedar em algum resort ou ir para as Maldivas!!!

Mas….El Nido está mega em obras para se tornar uma Koh Phi Phi, novos hotéis estão em construção, mas isso tem 2 lados, só espero que não vire tão cedo a Tailândia!!!

El Nido Filipinas

Centro de El Nido

Por outro lado, me surpreendeu o turismo não predatório e a consciência ambiental. Eles são muito organizados nos tours, todos os barcos são iguais, o uso de colete é obrigatório, você não vai a nenhuma cachoeira nem praia sem guia, as lagoas de El Nido já tem limite de barcos, todas as praias e cachoeiras são pagas, não é permitido guarda-sóis nem cadeiras nas praias.

Filipinas_turismo

Também vi uma preocupação com reciclagem, não tem sacolas plásticas, nem canudos, você não pode levar garrafa de água para o barco, todos os hotéis tem coleta seletiva. Nesse quesito eles podem dar aula para o Brasil mesmo sendo um país sub desenvolvido do Sudeste Asiático.

Os Filipinos

Impossível não se apaixonar por esse povo acolhedor, educado e cativante! Os filipinos deixam esse lugar ainda mais bonito e você se sente seguro onde for.

Filipino

Religião

O país é o único do continente a ter maioria cristã: estima-se que cerca de 90% dos seus 103,3 milhões de habitantes sejam adeptos do catolicismo.

Como chegar  

A melhor opção é chegar pela capital Manila. Se estiver pela Ásia consegue voos direto para Puerto Princesa e Cebu.

Fui no final de janeiro de 2020, no meio do caos da erupção do vulcão Taal, localizado há 60Km de Manila meu voo inicial era – SP- Dubai – Manila – E de lá pegaria um voo para Cebu.

Devido aos atrasos no aeroporto de Manila e o risco eminente de uma nova explosão do vulcão, a incrível Emirates alterou o meu voo direto para Cebu!!! No meio do caos me dei bem 😉

Fica a dica, você pode comprar múltiplos destinos pela Emirates e chegar direto por Cebu! E baixe o app Melhores Destinos, sempre aparece promoções ótimas para Ásia.

Airbus A380 Emirates

A viagem é longa, foram 29hrs  – 15hrs até Dubai +  5 de conexão + 9hrs até Cebu mas vale cada minuto de voo!
Todos os aeroportos tem um super esquema de segurança, as leis do país são super rígidas. Você passa no raio X antes de entrar no aeroporto e não é permitido embarcar com isqueiro, perdi vários rsrs

O aeroporto de Cebu acabou de ser reformado está super moderno!

Aeroporto Cebu Filipinas Aeroporto Cebu Filipinas

Voos internos

Li em vários sites que é comum devido as condições climáticas os voos atrasarem, então sempre compre com mais folga os voos para não passar por stress. Mas eu não tive nenhum problema de atraso!

No ato da compra do voo interno, compre a bagagem despachada, é mais barato que na hora e bem mais tranquilo!

Aeroporto de Manila – para sair do embarque doméstico para o internacional você terá que pegar um ônibus 20PHP e leva 20min, tenha isso em mente!

Falo de como chegar em cada uma das ilhas nos posts

Cebu – clique aqui
Siargao – clique aqui
Puerto Princesa e o incrível Underground River – clique aqui
El Nido – clique aqui
Coron – clique aqui

Visto

Para entrar nas Filipinas os brasileiros precisam de um passaporte válido por pelo menos mais 6 meses e o visto é concedido na imigração, assim que você chegar, super tranquilo!

Sobre vistos tem um site legal para saber quais nacionalidades precisam de visto e pode fazer uma comparação – clique aqui

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é necessário para viajantes vindos de áreas endêmicas. Diante do surgimento de casos de febre amarela no Brasil, a Embaixada do Brasil em Manila tem recebido notícias de que autoridades filipinas/companhias aéreas têm solicitado apresentação de comprovante INTERNACIONAL de vacinação a brasileiros.

Caso ainda não tenha a vacina, tome com pelo menos 2 semanas de antecedência do embarque para caso tenha alguma reação com a vacina, já tenha dado tempo de sarar!

Mas ninguém me solicitou o certificado!!!

Seguro Viagem

Eu acho imprescindível ter uma assistência médica internacional, como comprei minha passagem com VISA ativei no site da Visa o seguro de assistência médica internacional. Caso não tenha essa opção, faça uma cotação aqui na Seguros Promo  e escolha a melhor alternativa para você!

Segurança

Apesar de ser um país pobre, com enorme desigualdade social, não senti medo, não vi mendigos na rua nem assédio em turistas …me senti segura mas é bom não vacilar. Nós brasileiros somos mais espertos em relação a pequenos furtos e tiramos de letra!

Higiene / Saneamento básico

Nas Filipinas a água não é tratada, então eu indico escovar os dentes com água mineral para não correr o risco de um piriri! Nem olhe para a cozinha dos restaurantes, higiene não é o forte dos filipinos!

Quando ir

A temperatura média anual do país gira em torno de 26,5 °C.
A estação seca vai de dezembro à maio. A estação chuvosa de junho até novembro.
A melhor época para conhecer o país é de janeiro até junho. Em 2019 choveu muito em Dezembro.
Por estar perto da linha do Equador, o mar é quentinho em torno de 26°C, delícia!

Roteiro

As Filipinas têm atrações para todos os gostos e bolsos e caiu no gosto de europeus e chineses, já está bem cheia mas ainda não uma Tailândia!

É um destino para quem gosta de AVENTURA!

Trekkings, mergulho, cachoeiras, rio subterrâneo, praias paradisíacas, vulcões, campos de arroz, florestas são algumas das atrações e vale lembrar que as Filipinas estão entre os destinos turísticos mais baratos para se viajar no planeta.

Roteiro Filipinas

É bem difícil decidir quais ilhas visitar e você precisa estudar bastante o roteiro porque a malha aérea não é tão fácil e muitas vezes você vai acabar tendo que fazer escala em Manila.

Eu decidi não ficar em Manila, por ter lido que era perigoso e também porque queria PRAIA e mais PRAIA e mais PRAIA.

Comecei por Cebu por ter mais opções de voos e deixei para o gran finale El Nido e Coron. Até porque de lá era muito mais simples de voar para Manila e depois Brasil!

Troquei Boracay por Siargao porque li que Boracay ficou fechada para revitalização e é muita festa, o que não me atrai e Siargao era mais roots e novidade – e não me arrependi nem um pouco, Siargao é o máximo!!!

El Nido e Coron não podem faltar no roteiro!

roteiro filipinas

O que eu incluiria – Bohol e Balabac ao sul de Palawan acabou de abrir para o turismo, dá um Google deve ser incrível ! Puerto Barthon também deve ser bem bonito, dizem ser o novo El Nido e bem mais vazio!

Fuso Horário +11hrs

A dica para entrar mais rápido no fuso é passar o máximo de tempo ao ar livre para o seu organismo entender que é dia. Mesmo assim você vai levar uns 3 dias para se adaptar!

Comida – Gastronomia

A alimentação deles se baseia em frutos do mar e porco com arroz e verduras…mas muita coisa frita. Nos tours eles servem – marisco, camarões, porco, frango, arroz, molho shoyo e berinjela!

comida tour filipinas

Vi muitos restaurantes mexicanos mas o burrito deles tem arroz!! Nunca tinha visto mas era gostoso!

burrito filipinas

Também tem Mc Donalds, pizza e hamburguer. Em Siargao tem uma oferta maior de health food, com bowls de frutas, wraps e até açaí!!!

catch siargao filipinas

Cerveja você vai encontrar 3 opções – a San Miguel Pilsen, a San Miguel Light e a Red Horse. Eu preferi a Pilsen!

red horse beer

San Miguel Light

san miguel pilsen

Idioma

Eu tinha lido em muito lugares o seguinte – Quanto a isso você pode ir tranquilo, o inglês é uma das línguas oficiais do país, além do filipino.

Não foi isso que eu vi! Eles falam pouco inglês ou fingem não falar para você não ficar enchendo eles de perguntas e pedindo desconto kkkk, essa foi a minha impressão! Entre eles falam filipino bem rápido impossível de entender. Nos hotéis e restaurantes é mais fácil encontrar quem fale inglês de verdade! Mas dá para se virar sem problemas!

Internet / Chip

O wi-fi nas Filipinas não é dos melhores, então é necessário comprar um chip.

Em todos os aeroportos tem a barraquinha das empresas! Eu comprei no aeroporto de Cebu no quiosque em frente ao aeroporto na Smart 30gb por 999,00 PHP e minha amiga comprou da Globe 30gb por 1.999,00PHP  – ambos funcionaram iguais, então pode comprar o da Smart que vai dar tudo certo!

chip celular filipinas

Eletricidade/Tomada

Em todos os lugares que fiquei era 220V.

Tomada A – 2 traços.

Dinheiro/Preços

As Filipinas estão entre os países mais em conta do Sudeste Asiático. El Nido e Coron tem preços mais salgados, mas as demais ilhas são bem em conta perto de Europa e EUA.

A moeda das Filipinas é o PESO FILIPINO – PHP

1 PHP = R$ 0,081
1 US$ =  50,77 PHP
*valores jan2020

Eu gastei US$ 1.500,00 nos 21 dias. Troquei mil dólares no aeroporto de Cebu e o restante no aeroporto de Puerto Princesa. Nas ilhas, não vi muitas casas de câmbio, vi mais caixa eletrônico ATM

Peso filipino

IMPORTANTE – Poucos lugares aceitam cartão de crédito.

Valores médios –

Café da manhã -220,00 PHP PÃO, ovo, geleia, manteiga, café e suco
Uma refeição sai em média –   350,00 PHP
Cerveja – 60 PHP

Onde ficar

Existem os resorts em praias reservadas, mas achei muito casal e estava viajando com uma amiga, então optei por hostels e hotéis mais centrais. Conto a experiencia e mais detalhes nos post das ilhas.

Como se locomover

Se tiver habilidade com certeza a melhor maneira de se locomover é alugar uma moto. Tem em todo lugar para alugar e não precisa de habilitação de moto.

Caso não tenha essa opção, o jeito é pegar ônibus ou fretar um triciclo/tuk-tuk para o dia inteiro ou por trecho!

Tuk Tuk Filipinas

Para o transporte entre cidades você pode ir de Van, ônibus ou Jeepney.

Jeepney Filipinas

El Nido e Coron nem precisa, você vai fazer tudo de barco e normalmente o transfer está incluso no tour.

 O que levar?

Como não fiquei em Manila e fui direto para as Ilhas, minha mala foi só de praia, exceto o tênis, a calça e blusa de manga comprida do embarque e que usei em todos os voos. Com isso, consegui ir com uma mala de mão que despachei porque não abri mão de levar meus cremes e itens para o sol testados e aprovados 😉 O limite de líquidos para os voos é de 100ml, impossível para mim…um dia eu chego lá.

O dia a dia é praticamente barco o dia inteiro, das 9 às 17hrs, então não se iluda que vai chegar, ir para o Hotel tomar banho e trocar de roupa que não vai. Você vai chegar do barco, ver o por do sol, comer algo tomando uma San Miguel  e quando chegar no quarto vai ser banho e cama que no dia seguinte tem tudo de novo! Ou dormir, acordar e ir para o agito que começa as 11 da noite.

Então biquínis, chapéu, short e regata ou vestidinhos é o suficiente. Sendo que chapéu/boné e vestidinhos você vai comprar lá também 😉

DICAS IMPORTANTES

  • Leve uma sapatilha de Neoprene, você vai usar todos os dias!
  • Trace suas rotas enquanto tiver wifi para ficar gravado offline, a internet nas Filipinas deixa um pouco a desejar. Ou baixe o maps.me que funciona offline!
  • Compre o chip para o celular no aeroporto.
  • Leve um casaco por causa dos voos e do ferry de El Nido para Coron que é gelado!
  • Leve power bank, nas ilhas é comum acabar a luz e com a bateria extra você consegue carregar a GoPro e o celular!
  • Como disse acima, a água nas Filipinas não é tratada, então escove os dentes com água mineral! Mesmo escovando os dentes com água mineral, leve Floratil é sempre bom ter para não precisar ir em um posto de saúde.
  • Compre lá ou leve um bag impermeável de 10 ou 15 litros, nas cachoeiras e barcos você vai precisar. Rola comprar lá mais barato que na Decatlon e tem em todo o lugar para vender!
  • Invista em uma capa para o seu celular a prova d’água.
  • Leve uma farmacinha com antibióticos e anti-inflamatórios que costuma usar para alergias, gripe, dor de ouvido, estômago, melhor garantir
  • Se enjoa em barco, não esqueça o Vonau.
  • Gopro é uma excelente ferramenta para eternizar seus mergulhos.
  • Negocie sempre o valor antes de entrar no triciclo ou tuk tuk.

No próximo post já estou em Cebu!!!

Quer ver mais? No insta @elas_mundo_afora tem stories de cada lugar e mais dicas!