Compartilhando Experiências

Ilhabela – Cachoeiras

cachoeira do veloso ilhabela

Curte trilhas rodeadas de Mata Atlântica e um banho de cachoeira? Se sim, Ilhabela é um paraíso para você!

Com 360 quedas d’água, corredeiras, poços e nascentes registradas, Ilhabela é a lugar com  maior número de cachoeiras no Brasil !! Tá aí o porquê de tantos borrachudos, que nascem na água doce!!!

Nesse post vou dar todas as dicas e secret points  e vou atualizando conforme eu conheça novas já que moro na Ilha e estou sempre em busca de lugares novos!

Para ver as praias clique esse post

Mas antes, ATENÇÃO!!!

DICAS IMPORTANTES

• Leve seu lixo, não deixe nada.
  • Recomendo ir de tênis, legging para evitar arranhões e picadas de borrachudos.
  • Não esqueça o repelente.
  • Aquele sapato para andar na água de neoprene e sola crespa para não escorregar vale a pena para não se machucar nas pedras dentro d água.
  • Muito cuidado com pedra molhada e limo – escorrega e pode machucar bastante.

Cachoeira da Toca

Não tem como não começar as Cachoeiras com a mais tradicional da Ilha que recebe turistas desde 1967, a Cachoeira da Toca.

Além da cachoeira e um tobogã delicioso, é o único Engenho de Cana, dos 31 que Ilhabela teve, em funcionamento atualmente. O Engenho da Fazenda da Toca produz em torno de 3 mil litros por ano.

Um pouquinho da história

A cachaça hoje é produzida pelas filhas mais novas de Joseph Albert Van Sebroeck. O engenho da Fazenda da Toca é uma herança deste belga que comprou a propriedade no final dos anos 1950, continuando a produção da cachaça e abrindo a Cachoeira como atrativo turístico em 1967.

Visitar a Toca é tomar um banho de história e natureza!

Como chegar

Seguir em direção a Estrada de Castelhanos, na bifurcação pegar a esquerda e subir até a estrada de terra, são 700m e você chega.

Cachoeira da Toca Ilhabela

O passeio é completo, cachoeira linda, tobogã, muitos pássaros nativos e você ainda tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e história de Ilhabela, ver como se produz cachaça artesanalmente e tudo cercado por Mata Atlântica.

É uma experiência única ! Imperdível!

A propriedade é privada, impecável, cuidada pelos próprios proprietários e possui infraestrutura para receber você muito bem com vestiários, lanchonete, colete salva-vidas e ainda monitores para sua segurança e da sua família.

Mais informações no site

É cobrada uma taxa para entrar e o estacionamento é de graça.

Para saber o valor mande um WhatsApp para o Contato – (012) 99793-3354.

A visita começa pelo Engenho de Cana com direito a degustação de 7 sabores que você pode comprar.

• Pura
  • Carvalho
  • Amburana
  • Cravo e canela
  • Cambuci
  • Gengibre
  • Maracujá

Eu me apaixonei pela de Gengibre e a de Carvalho.

Cachoeira da Toca Ilhabela

Você acompanha cada processo, a moenda, o alambique, tonéis de carvalho de 5mil litros e roda d’água girando!!! Uma experiência única!

Depois você passa repelente de citronela natural que eles oferecem com a presença de pássaros nativos.

Eu tive o privilégio de ver um Saíra 7 cores

Saíra 7 cores Ilhabela

E o Saíra verde

Cachoeira da Toca Ilhabela

A partir daí vamos ver a maravilha da natureza desse lugar. Você desce uma escada para chegar nessa queda d’água com uma pedra gigante que até emociona.

Depois tem mais essa queda com um poço delicioso para se refrescar.

E essa ducha

Cachoeira da Toca Ilhabela

Descendo mais tem um tobogã super seguro para adultos voltarem a ser criança e a criançada descer mil vezes!

Passeio imperdível, lugar incrível, atendimento diferenciado  que todos que visitam a Ilha deviam fazer!

Trilha da Água Branca

Essa trilha é uma vitrine das cachoeiras de Ilhabela, são 5 poços mas confesso que senti falta de alguma queda d’água grande.

Tem infraestrutura – quiosque com guarita, posto de informações, banheiros, água potável logo na entrada e corrimãos para facilitar o acesso.

Dá para ir com crianças e mesmo com bastante gente, por serem 5 paradas, não fica tão cheio, exceto no alto verão.

Como chegar

A trilha começa na Guarita da entrada da Estrada de Castelhanos. Pode estacionar antes do parque gratuitamente.

Nível de dificuldade- de fácil a moderado, depende do trecho que vai fazer
, elevação de 340m.

Distância – A placa diz 4Km mas se descer nas 5 paradas e voltar pela estrada de Castelhanos e não pela trilha vai dar aproximadamente 6km.

trilha agua branca ilhabela

Entrada grátis e não precisa de guia. Trilha aberta e bem sinalizada impossível se perder.

DICA – não esqueça o repelente Citroilha.

Passando a guarita em 5min você já está na 1ª parada – Poço da Pedra, é uma piscina natural, a cor da água é demais mas estava frio e nem entrei na água.

trilha agua branca ilhabela

Depois você encara uma  bela subida.

E na descida terá um espaço para um picnic bem gostoso na sombra, aproveite para descansar e ouvir os pássaros.

Logo adiante está a 2ª parada – Poço da Escada, é uma queda em uma pedra que parece uma escada.

trilha agua branca ilhabela

Seguindo na trilha a esquerda verá a 3ª parada – Poço da Ducha, o nome já diz tudo, um poço com uma ducha bem refrescante.

Atenção – cuidado ao entrar na ducha, ela pode te levar para dentro e você ficar em um rodamoinho, se não se sentir seguro melhor deixar para entrar na 5ª parada.

Voltando para trilha verá uma bifurcação para a Torre de Observação de Aves.

trilha agua branca ilhabela

O lugar é lindo mas confesso que não vi nenhum pássaro e a vista deixou a desejar.

Para a 3ª a 4ª paradas a trilha é mais longa mas vale a pena porque são as 2 mais bonitas!

4ª Parada – Poço do Jequitibá- um poço com tobogã! Impossível não gostar!

Poço Jequitiba trilha agua branca ilhabela

Mais uma subida e uma descida e está a última parada e a que eu mais gostei,

5ª Parada – Poço do Jabuti

A melhor ducha e banho! E olha a cor da água!!!

poço do jabuti trilha agua branca ilhabela

De lá dá para seguir 5min pela trilha e vai chegar na Estrada de Castelhanos, o caminho é 600m mais longo, levei 30min caminhando, mas mais rápido e sem sobe e desce, eu achei que valeu a pena.

estrada de castelhanos ilhabela

Cachoeira da Usina ou Cachoeira da Água Branca

É uma cachoeira linda, muito frequentada por moradores e de fácil acesso.  Tem esse nome porque é uma usina responsável pela captação de água e energia do Bairro da Água Branca e parte da Barra Velha.

Como chegar

Fica na Água Branca, entrando pelo Campo do Galera, logo após a Estação da Sabesp, vire a esquerda e suba até o final

A esquerda está a Elektro e lá tem um mirante para ver a maior queda. Só ver mesmo porque não é permitido entrar. Nesse dia tinha pouca água porque não chovia há um tempão.

cachoeira da usina ilhabela

À direita está a entrada, você entra por um caminho de bloquete e atravessa esse rio.

Tive a sorte de ser recepcionada logo na entrada por esse esquilo fofo!

esquilo fauna ilhabela

Atravessando você entra em uma trilha super gostosa margeando o rio que tem 3 acessos a esquerda para as piscinas.

trilha cachoeira da usina ilhabela

A trilha segue margeando o rio e em 15 minutos você chega na última queda mas eu aconselho entrar em todos os acessos para escolher qual será sua parada, tem várias e todas são uma delícia!!!

cachoeira da usina ilhabela

Cada uma mais linda que a outra, olha esse espelho d água.

Essa queda é maior e rodeada de verde!!!

O fim da trilha é nessa queda com essa pedra gigante e vista para o mar! Se liga, é lindo demais!!!

Cachoeira dos 3 Tombos ou Pancada D´Água

Essa cachoeira faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e é super tranquila de ir! Fácil acesso, excelente para banho e acessível para todas as idades.

ATENÇÃO- o 3º tombo foi interditado devido as rachaduras nas pedras em FEVEREIRO DE 2022 pela Defesa Civil

Como chegar

Fica na Feiticeira, sul da Ilha, antes da entrada da praia, para quem vem da balsa, na estrada tem placa para virar a Esquerda. Dai é só subir, passar pela guarita do condomínio, seguir sempre a direita e vai chegar na guarita.

Para os mais animados, rola ir de bike, eu fui a partir da Vila, a subida final é punk mas a pedalada é boa!

Valor – R$20,00 por pessoa e é obrigatório ir com guia.

DICA – antes das 7 da manhã não tem ninguém na guarita e é FREE.

Chegando amarrei a bike na guarita! Não esqueça o cadeado.

cachoeira dos 3 tombos ilhabela

A trilha é super tranquila, 5min caminhando e você já chega no 1º tombo que é o mais gostoso de entrar.

De lá para o 2º tombo tem até passarela…. mas não dá para entrar e achei bem sem graça.

Para o 3º são mais 5 minutos de escada! É o maior dos 3 e lindo, com muito verde!

cachoeira dos 3 tombos ilhabela

Cachoeira do Paquetá

Por muitos anos foi um secret point da Ilha. Mas a foto na borda infinita com vista para o mar ficou famosa e hoje de secret não tem mais nada, ela recebe cerca de 400 turistas por final de semana.

Como chegar

Não é simples achar porque não tem placa, mas é o seguinte – siga em direção ao sul da Ilha, um pouco antes da curva com uma ponte para a Praia do Curral, tem uma placa da Pousada Barulho D´Água, entre a esquerda, se quiser usar o Waze coloque – Rua Nagib Pombo. Ai você sobe a rua, ela vai ficando mais estreita e na bifurcação entre a esquerda e em poucos metros estará o estacionamento (R$15,00 *valor julho 2020).

IMPORTANTE

Já ocorreram vários acidentes nessa cachoeira, alguns até levaram a óbito então eu indico ir com um guia ( Gil (12) 97406-1808 ou insta @letsgo.ilhabela) e se optar ir sozinho, muito cuidado!!!

Depois de estacionar você segue por 15min em uma trilha no meio da mata com árvores centenárias lindas até chegar na 1ª queda.

cachoeira do paqueta ilhabela

A primeira queda é de fácil acesso, dá para entrar tranquilo e tomar uma ducha deliciosa.

cachoeira do paquetá ilhabela

Depois você tem 2 opções, atravessar o rio e subir ou voltar e subir pela trilha…eu optei a trilha.

O 2º ponto eu amei !!! A água é gelada óbvio, mas a ducha não achei tanto, acho que a água esquenta na pedra antes de cair na cabeça!

cachoeira do paqueta ilhabela

A partir daí você vai ter que escalar a pedra pela lateral da queda d água e requer atenção e muito cuidado. Vá de tênis e se não estiver seguro em escalar as pedras, NÃO VÁ!

O 3º e último ponto você consegue ver o mar e o visual é incrível!!! Mas é ai que rolam os acidentes, o pessoal quer deitar na borda infinita e acaba escorregando.

A volta também é desafiadora, descer a pedra sentado com essa queda ao lado …. mas vale o esforço, essa cachoeira é espetacular!

Cachoeira do Veloso

Pouco conhecida mas me surpreendeu muito! A queda d’água é linda e tem bem menos gente que  a Paqueta.

Como chegar

Indo para o Sul da Ilha, após a Praia do Curral, tem uma placa para virar a esquerda.

Seguindo na rua, entre a direita na estrada de terra que em poucos metros você chega no estacionamento

Lá você encontra uma venda onde está incluso o estacionamento de R$20,00 e uma degustação de uma cachaça gengibrina.

Nível de dificuldade – fácil
Distância – 2,6Km ida e volta
Horário das 7hrs às 16hrs
Valor – R$ 30,00 por pessoa e é obrigatório o acompanhamento de um guia.
Pegue o cajado na entrada, vai te auxiliar.

Morador não paga se apresentar um comprovante, eu apresentei o título de eleitor e optei por ir com guia mesmo assim para conhecer a fauna e flora local e valeu muito a pena!

Dica

– Na trilha tem muita Urtiga e Bambu lixa, recomendo ir de calça e tênis.

O grande diferencial dessa trilha é o birdwatching

birdwatching ilhabela

Logo na entrada já vi um Saí azul

sai azul ilhabela birdwatching

A trilha começa margeando uma estrada de uma propriedade particular, depois entra na mata fechada e começa a subida que possui corrimãos  nos trechos mais íngremes.

Cachoeira do Veloso Ilhabela

Tem placas sinalizando a fauna e flora locais e ai está a vantagem de ir com um guia, ele te mostra tudo!

cachoeira do veloso ilhabela

Olha esse Guapuruvu, tronco único em tupi guarani, muito usado para fazer a canoa de voga.

Guapuruvu Ilhabela

E também essa Figueira centenária!

Figueira ilhabela

No meio da trilha você vai ouvir um barulho de água da Cachoeira do Cambaraú mas não tem trilha!

cachoeira do veloso ilhabela

Chegando a altura impressiona! São 38 metros de queda d’água e você está a 238m do nível do mar.

E para melhorar ainda mais a experiência tem um belo poço para se refrescar!

Cachoeira da Lage

A minha favorita na Ilha!!! Você precisa conhecer!! É uma trilha de 2,7Km no extremo sul da ilha e todas as minhas dicas estão nesse post que também tem a Fazenda Cachoeira da Lage onde você pode visitar o Mirante do Buraco do Cação e a Lago Dourado, onde o rio encontra o mar!!!

cachoeira da lage ilhabela

Passando a Lage, a Trilha segue em direção a Praia do Bonete, onde vive uma comunidade tradicional caiçara, e mais 3 cachoeiras para você se apaixonar -O Areado, Saquinho e Poço Fundo já no Bonete

Essa experiência da Trilha e Praia do Bonete estão nesse post.

Cachoeira do Areado

É linda e tem um belo poço para se refrescar e encarar a subida que vem depois.

cachoeira do areado ilhabela

Dali é possível subir a Cachoeira e ver as outras quedas, é necessário guia e espero ir em breve e contar tudo!

Cachoeira do Saquinho

A poucos metros do final da Trilha do Bonete e confesso que não me emocionou

cachoeira do saquinho ilhabela

Cachoeira do Poço Fundo

Está na Vila do Bonete e desagua no mar poucos metros a frente. Rio Nema, lado esquerdo da Praia.

Cachoeira poço fundo bonete

Lado Norte da Ilha

O norte tem menos cachoeiras – na verdade 2 a Friagem e a Couro do Boi que ainda preciso conhecer.

Cachoeira da Friagem

A entrada é na Praia da Siriúba e tem placa na estrada. Entrando você sobe por um condomínio até o final, sempre escolhendo as bifurcações do lado esquerdo onde começa a trilha.

São 2,4Km ida e volta percorridos em aproximadamente 2hrs.
Nível de dificuldade – de leve a moderado por causa das subidas
Entrada e Estacionamento GRÁTIS

Trilha Cachoeira da Friagem Ilhabela

DICAS

– Antes de ir verifique se choveu dias antes, caso não tenha chovido ela pode ter bem menos água e te decepcionar.

– Se não tem habilidade vá com um guia.

A trilha começa numa leve subida em terreno aberto e sol na cabeça.

Trilha cachoeira da friagem ilhabela

Até um mirante com uma vista de 180º ESPETACULAR do canal de São Sebastião.

mirante cachoeira da friagem ilhabela

Depois você entra em mata atlântica fechada e intocada com a possibilidade de ver a fauna e flora dessa bela Ilha!

trilha cachoeira da friagem ilhabela

Tem muitas subidas, mas nos pontos críticos tem corrimãos  e escadas que facilitam o acesso.

Quando começa a descer margeando uma pedra gigante e um bambuzal você já escuta o barulho da água e o clima mais úmido.

cachoeira da friagem ilhabela

Na chegada você se depara com uma queda d‘água de 25 metros.

Ela não possui nenhum poço para banho, mas com cuidado você consegue tomar a ducha.

Dá para chegar na ducha pelos 2 lados, mas se optar pelo lado esquerdo tome cuidado que a pedra tem uma fenda perigosa.

Cachoeira do Gato

A cachoeira fica em Castelhanos e é uma queda d’água de aproximadamente 50m, acabou de ser reaberta (jan2023) a trilha está novinha e tem até mirante.
O me deixou um pouco frustrada foi não consegui entrar mas valeu a pena mesmo assim.

Eu conto todos os detalhes nesse post sobre a Praia de Castelhanos e a Trilha para a Praia Mansa e Praia Vermelha.

cachoeira do gato ilhabela

Cachoeira da Sabesp – SECRET POINT

Esse é um secret point antes da guarita da Estrada de Castelhanos. Uma excelente opção para quem quer curtir um lugar mais reservado.

Você pode ir no mesmo dia da Trilha da Água Branca que fica poucos metros a frente 😉

Pare o carro na Sabesp, do lado direito.

cachoeira da sabesp ilhabela

No canto direito do muro você vai ver essa entradinha da trilha.

A trilha é íngreme mas indo com cuidado dá para descer, não indico ir com crianças nem pessoas com mobilidade reduzida.

cachoeira sabesp ilhabela

Em 5min você chega nesse poço.

cachoeira da sabesp ilhabela

E descendo mais um pouco tem essa ducha!

Cachoeira do Engenho D’Água

Essa é um secret point, não está dentro do Parque e não tem nenhuma sinalização! É pequena mas um ótimo lugar para ouvir o barulho da água e o som dos pássaros e da mata, ainda mais na temporada!

Como chegar

Entrar no Condomínio Engenho D’Água e subir de carro até o fim do Engenho D’Água II, sempre subindo até a uma rua sem saída! De lá sai uma trilha estreita.

cachoeira do engenho d agua ilhabela

São 15min caminhando e você chega na primeira piscina que é rasa mas dá para entrar e tomar uma ducha gostosa.

cachoeira do Engenho D Agua Ilhabela

A partir daí você segue a trilha margeando o rio em uma trilha estreita e fechada até chegar na área de captação de água que é PROIBIDO ENTRAR NA ÁGUA.

Veja a barragem encima, a partir desse ponto é proibido entrar!

Importante ir com um guia ou preparada! As trilhas são na Mata. Nessa trilha na volta me deparei com essa lindeza mas assustadora cobra CANINANA , não é venenosa mas assusta. Não faça nenhum mal para o animal, ele está no ambiente dele e não vai fazer nada se não se sentir ameaçado. Joguei um toco de madeira próximo a ela, ela entrou para o mato e eu segui! Outra opção é ligar no Parque Estadual tel- 12 3896-2585 ou na Defesa Civil tel- 199.

cobra caninana ilhabela

Cachoeira da Cocaia

Outro secret point da Ilha, localizada no Bairro da Cocaia em um terreno particular! O proprietário colocou um portão com cadeado por isso não vai ter dicas só uma fotinho rsrs

cachoeira da cocaia ilhabela

Para ver mais aventuras dessa Ilha mais que bela clique aqui !!!

Quer ver mais lugares incríveis mundo afora, vai lá no insta @elas_mundo_afora