Compartilhando Experiências

Caminho de Santiago de Bike – Dia 14 – a chegada em Santiago de Compostela

Catedral Santiago de Compostela
  • DIA 14: Arzúa – Santiago de Compostela

Distância percorrida – 43Km
Altimetria – 643m

Último dia! A sensação de “estou chegando” toma conta!

Acordei com um nó na garganta às 5 da manhã, me arrumei e fiquei esperando o grupo!

Tomamos um delicioso café da manhã no Albergue e saímos!

O pedal foi em uma trilha linda, passamos o Pedrouzo com muitos peregrinos, todos sorrindo, felizes, uma energia indescritível!

Caminho de Santiago de Bike

No meio do nada mais uma tenda para carimbar o passaporte e comprar uma fruta!

Depois uma parte de asfalto até chegarmos no Monte do Gozo onde está a Capela de San Marcos, entrei, fiz uma oração e carimbamos o passaporte!

Monte do Gozo

O Monte do Gozo é chamado assim pelo sentimento de alegria que desperta nos peregrinos, já que este monte é o primeiro ponto no qual as pessoas que fazem o Caminhos de Santiago veem as torres da Catedral!

Capela de San Marcos

Chegamos na cidade de Santiago de Compostela e já na rotatória encontramos um São Tiago enorme!

Caminho de Santiago de Bike

Assim que entramos no centro histórico tivemos que sair da bike, é proibido pedalar nessa área.

A chegada em Santiago é de arrepiar e todo cansaço se vai. Fui empurrando a bike por um portal com música Celta, me arrepiando dos pés à cabeça, nem sei como descrever a emoção. Chorei e também senti um vazio – Cheguei e agora?

A entrada com a gaita de fole está no stories Camino14 do @elas_mundo_afora

Estava garoando e ficamos um tempo tirando fotos e vendo os peregrinos chegarem e fomos buscar a Compostela!

Caminho de Santiago de Bike

A fila era enorme e não tinham mais senhas, distribuem apenas 1500 por dia e tivemos que deixar o passaporte peregrino e buscar o certificado/diploma às 10 da manhã do dia seguinte! Então é importante ficar mais um dia em Santiago.

Não precisa deixar um espaço para o carimbo no passaporte, o carimbo da catedral vai na primeira página! Para ver meu passaporte completo e meu roteiro com dicas clique aqui

Nos despedimos das bikes, e fui fazer o check in. Em Santiago me dei de presente me hospedar no Convento de São Francisco de Assis, no São Francisco Hotel Monumento! Simplesmente lindo!

São Francisco Hotel Monumento

E em setembro de 2019, a Catedral estava em obras para o ano Jacobeu em 2021 então tinha rodízio da missa do peregrino. E a missa do meio dia foi na Igreja São Francisco, ao lado do Hotel!!!

Hora de assistir a missa do peregrino e abençoar aqueles que de alguma maneira chegaram. Não importa a sua crença, o sentimento é único: GRATIDÃO! Obrigada São Tiago ou Saint-Jacques em francês ou James em inglês ou Giacomo em italiano ou Jacob em latim.

Missa peregrino Caminho de Santiago

Mesmo não tendo o bota fumeiro gigante a missa foi super emocionante! Eu literalmente desabei de chorar, sai leve e no mundo da lua. Inesquecível.

A noite voltei a Catedral para vê-la iluminada e mais uma vez me emocionei. Fiquei um tempo ali, repassando na minha cabeça todo o Caminho que nunca mais vai sair de mim.

Catedral Santiago de Compostela

Dormi muitooooooo, foi estranho acordar sem o grupo e sem bike. Tomei um café da manhã dos deuses no Hotel e fui buscar a Compostela.

Depois fui visitar Catedral de Santiago de Compostela que mesmo em obras, é possível entrar para abraçar São Tiago e visitar seu túmulo!

Catedral Santiago de Compostela Catedral Santiago de Compostela

Catedral Santiago de Compostela

Na saída da Catedral tem uma loja com coisas bem legais. Lá comprei um São Tiago para mim que amei!!!

Lembrança Santiago de Compostela

Fiquei passeando pela cidade e encontrei um mapa com o relevo do Caminho que também trouxe para o Brasil por EUR10,00.

mapa relevo caminho de santiago

Hora de voltar para o Brasil, dar um abraço bem apertado nos meus pais  e levar toda essa energia boa para casa!

Quando estava no voo vi que estava há 10 mil metros de altitude, e vi no Strava que subi pedalando mais alto que isso !!!

kilometragem caminho frances de santiago

O Caminho é Mágico e é possível SIM!

Aos peregrinos que encorajei com o meu Caminho, nunca desistam dos seus sonhos …BUEN CAMINO