O Trilha do Pico do Baepi em Ilhabela está localizada dentro do Parque Estadual, tem 1.048m de altitude, é o 5º pico mais alto da Ilha.
1378m – Pico de São Sebastião
1307m Morro do Papagaio
1285m Pico da Serraria
1205m Pico do Ramalho
1048m Pico do Baepi
Baepi, ícone da Ilha, que na língua tupi-guarani significa “morro calvo” ou careca.
Dificuldade – Moderada – apesar de não ser tão longa, a subida é bem íngreme.
Distância – 7,1km.
Tempo – 2hrs para subir e 1:45hrs para descer.
Valor – R$ 150 1 ou 2 pessoas. R$ 100 à partir de 3 pessoas.
DICA – antes das 7 da manhã não tem guia
DICAS –
- A trilha não possui nenhum ponto de água, recomendo levar pelo menos 1 litro.
- Vá de tênis ou bota, calça para não se arranhar e blusa de manga comprida com proteção UV. O começo da trilha é no sapezal com sol.
- Leve algo para comer lá encima e dar uma energia na descida.
- Caso não se sinta seguro, eu SUPER RECOMENDO ir com um Guia e indico o Gil que trabalha no parque e pode te levar com segurança e te mostrar a fauna e flora do lugar Tel Gil – 12 97406-1808 ou pelo Insta @letsgo.ilhabela
A Trilha do Pico do Baepi Ilhabela
Como chegar –
Saindo da balsa, vire a esquerda no mapa da Ilha, siga sempre em frente até a rotatória do peixe, logo depois do Morro da Cruz. Suba o máximo que conseguir, quando a rua acabar, é a placa de entrada da trilha e você pode estacionar.
Logo depois tem uma guarita com 2 banheiros mas como era muito cedo não tinha ninguém e os banheiros estavam trancados. Depois descobri que a guarita abre às 7:30
Após 15min caminhando em um sapezal com escadas, você chegará no Mirante. Dali a vista já é linda, com o nascer do sol então ????
A trilha é bem demarcada, impossível de se perder. Possui muitos degraus, alguns altos que você vai xingar, mas são importantes por causa da erosão.
Dali você caminha mais uns 10min ainda no sapezal, de frente para o Pico até entrar na Mata Atlântica intocada.
A subida é intermitente e íngreme, mas não desamine, o visual vai compensar tudo. Não possui pontos de parada, a não ser um banco um pouco antes do final.
O que você vai ver –
Na mata o clima é mais fresco e é possível ver jequitibás, figueiras, bromélias, helicônias, cogumelos, além de pica-pau-de-topete-vermelho, tiê sangue, araponga, catita-de-listra, esquilo-caxinguelê, lagarto, aranha e outras espécies da Mata Atlântica
A cada Km percorrido tem um placa, quando você chegar na de 3Km pode comemorar, o pico está bem perto mas a subida vai ficar mais puxada nesse finalzinho. Com algumas escadas cravadas na pedra exigindo um bom preparo físico.
No final dessa “escalada” você verá a placa indicando os 1048m, a partir daí a trilha continua a direita para a pedra norte que é realmente o cume do Pico do Baepi, desse ponto é possível ver o lado sul da ilha e a mata que está atrás do Baepi. Dali você vê como a Ilha é grande e ainda muito preservada. Tinha certeza que ia ver o mar mas é só verde.
Voltando para a placa indicando a altitude, do lado esquerdo, você vai ver uma outra trilha para a pedra sul, com uma escada, descendo por ela, terá uma pontezinha e uma pedra, é ali que está o gran finale, o mirante que permite uma visão completa do canal de São Sebastião.
Aproveite o momento, se hidrate, coma algo, curta o visual, tire altas fotos, sinta a energia dessa Pedra símbolo da Ilha porque ainda tem a descida.
A sensação de estar no topo da Ilha é tão incrível que você até esquece toda a subida.
Confesso que achei mais cansativa a descida, o joelho é muito exigido, desci alguns degraus de lado para forçar menos, vá com atenção redobrada.
Quer ver mais experiências incríveis na Ilha? Clique aqui ????
Uma resposta