- DIA 14: Arzúa – Santiago de Compostela
Distância percorrida – 43Km
Altimetria – 643m
Último dia! A sensação de “estou chegando” toma conta!
Acordei com um nó na garganta às 5 da manhã, me arrumei e fiquei esperando o grupo!
Tomamos um delicioso café da manhã no Albergue e saímos!
O pedal foi em uma trilha linda, passamos o Pedrouzo com muitos peregrinos, todos sorrindo, felizes, uma energia indescritível!
No meio do nada mais uma tenda para carimbar o passaporte e comprar uma fruta!
Depois uma parte de asfalto até chegarmos no Monte do Gozo onde está a Capela de San Marcos, entrei, fiz uma oração e carimbamos o passaporte!
O Monte do Gozo é chamado assim pelo sentimento de alegria que desperta nos peregrinos, já que este monte é o primeiro ponto no qual as pessoas que fazem o Caminhos de Santiago veem as torres da Catedral!
Chegamos na cidade de Santiago de Compostela e já na rotatória encontramos um São Tiago enorme!
Assim que entramos no centro histórico tivemos que sair da bike, é proibido pedalar nessa área.
A chegada em Santiago é de arrepiar e todo cansaço se vai. Fui empurrando a bike por um portal com música Celta, me arrepiando dos pés à cabeça, nem sei como descrever a emoção. Chorei e também senti um vazio – Cheguei e agora?
A entrada com a gaita de fole está no stories Camino14 do @elas_mundo_afora
Estava garoando e ficamos um tempo tirando fotos e vendo os peregrinos chegarem e fomos buscar a Compostela!
A fila era enorme e não tinham mais senhas, distribuem apenas 1500 por dia e tivemos que deixar o passaporte peregrino e buscar o certificado/diploma às 10 da manhã do dia seguinte! Então é importante ficar mais um dia em Santiago.
Não precisa deixar um espaço para o carimbo no passaporte, o carimbo da catedral vai na primeira página! Para ver meu passaporte completo e meu roteiro com dicas clique aqui
Nos despedimos das bikes, e fui fazer o check in. Em Santiago me dei de presente me hospedar no Convento de São Francisco de Assis, no São Francisco Hotel Monumento! Simplesmente lindo!
E em setembro de 2019, a Catedral estava em obras para o ano Jacobeu em 2021 então tinha rodízio da missa do peregrino. E a missa do meio dia foi na Igreja São Francisco, ao lado do Hotel!!!
Hora de assistir a missa do peregrino e abençoar aqueles que de alguma maneira chegaram. Não importa a sua crença, o sentimento é único: GRATIDÃO! Obrigada São Tiago ou Saint-Jacques em francês ou James em inglês ou Giacomo em italiano ou Jacob em latim.
Mesmo não tendo o bota fumeiro gigante a missa foi super emocionante! Eu literalmente desabei de chorar, sai leve e no mundo da lua. Inesquecível.
A noite voltei a Catedral para vê-la iluminada e mais uma vez me emocionei. Fiquei um tempo ali, repassando na minha cabeça todo o Caminho que nunca mais vai sair de mim.
Dormi muitooooooo, foi estranho acordar sem o grupo e sem bike. Tomei um café da manhã dos deuses no Hotel e fui buscar a Compostela.
Depois fui visitar Catedral de Santiago de Compostela que mesmo em obras, é possível entrar para abraçar São Tiago e visitar seu túmulo!
Na saída da Catedral tem uma loja com coisas bem legais. Lá comprei um São Tiago para mim que amei!!!
Fiquei passeando pela cidade e encontrei um mapa com o relevo do Caminho que também trouxe para o Brasil por EUR10,00.
Hora de voltar para o Brasil, dar um abraço bem apertado nos meus pais e levar toda essa energia boa para casa!
Quando estava no voo vi que estava há 10 mil metros de altitude, e vi no Strava que subi pedalando mais alto que isso !!!
O Caminho é Mágico e é possível SIM!
Aos peregrinos que encorajei com o meu Caminho, nunca desistam dos seus sonhos …BUEN CAMINO
No @elas_mundo_afora tem mais do Caminho e de outras trips 😉
Uma resposta